terça-feira, 7 de junho de 2011

Muito Obrigado.! Pra Sempre Fenômeno.!

   Ronaldo Luíz Nazário de Lima. Um nome a primeira vista relativamente normal para um brasileiro nascido na periferia do Rio de Janeiro. Mas algo de diferente aconteceria com esse Ronaldo.
  O ainda menino Ronaldo, mais um brasileiro apaixonado por futebol acompanhava a Seleção de 86 e assistindo um jogo ao lado de seu pai (Nélio) por brincadeira disse que seu pai o viria jogando pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.
  Ronaldo prometeu e começou a dar os seus primeiros passos no futebol, seu primeiro clube foi o Valqueire Tênis Clube, tradicional time de Futsal do Rio. Já chamava a atenção com os dribles, velocidade e o faro de gol aguçado. Mas Ronaldo queria mais, insatisfeito com os pequenos torneios disputados, deixou o futsal e se inscreveu para testes no Flamengo. Aprovado nos dois primeiros treinos no terceiro não pode marcar presença por falta de dinheiro para condução. Com isso acabou fazendo testes no São Cristovão, onde foi aprovado, ali seria o seu primeiro clube, mal sabia que rodaria o mundo.

   
  Com muitos gols logo foi contratado por um time de grande expressão no futebol Brasileiro. Cruzeiro se aventurou e contratou a grande promessa. A partir desta contratação uma  das carreiras mais consagradas e mais bonitas de todos os tempos teve inicio. Com números marcantes com a camisa da Raposa, com 16 anos jogou o seu primeiro Campeonato Brasileiro no ano de 1993. Chamando atenção com os belos gols foi convocado por Carlos Alberto Parreira para fazer parte do grupo de jogadores que se sagrariam campeões no Mundial de 1994 nos EUA. Ronaldo não jogou um minuto sequer mais já foi sentindo o "gostinho" da amarelinha. Após a Copa com pequenos traços de um futuro GÊNIO foi contratado pelo PSV Eindhoven. Começaria então as suas superações, acostumado com o clima quente de Rio de Janeiro e Belo Horizonte.     Mas como seria toda sua carreira ele foi vencedor foi Campeão Holandês,terminando como artilheiro com 30 gols( Ronaldo fez 67gols em 71 partidas com a camisa do PSV).
                        
  Mas em 1995 começaram os problemas nos joelhos, uma ressonância constatou uma inflamação nos joelhos e uma calcificação no direito. Sujeitando-se a sua primeira cirurgia no joelho, apesar da recomendação de uma lenta recuperação em poucos meses o guerreiro já estava de volta, mas agora frequentando o banco de reservas. O interesse de grandes clubes e a participação de apenas 15 minutos na final da Copa dos Países baixos aceleraram sua transferência para o Barcelona.
  Ai surgiria o "FENÔMENO". Ainda em 1995  o menino da periferia do Rio de Janeiro já valia 20 milhões de dólares. Ronaldo justificou o dinheiro gasto e terminou a temporada com 17 gols em 20 partidas. Com atuações impecáveis, as genialidades eram contantes na verdade estavam em cada lance. Isso o levou ao primeiro premio de melhor jogador do Mundo. Esse premio fez o jogador receber o apelido dos jornais da Espanha  "El Fenómeno" que carrega e carregara para sempre.
        
  Os números se mantiveram e o Fenômeno já era conhecido pelo mundo inteiro e era incontestavelmente o melhor do Mundo, mas quando tudo parecia estável a Internazionale de Milão paga a multa rescisória de 32 Milhões e leva-o para Itália.
  Ronaldo não queria sair da Espanha onde era muito feliz mas foi para Inter como mais um desafio em sua carreira. Não decepcionou foi mais uma vez artilheiro com 14 gols em 19 jogos, mas uma vez melhor jogador do mundo. Não conseguiu levar a Inter ao titulo nacional tão esperado mas as conquistas pessoais eram cada vez mais recorrentes.

     
  Mas foi na Itália que Ronaldo começou a ter as suas maiores lesões em 1999 estourou os ligamentos do joelho numa partida contra o Lecce e ficou 5 meses fora dos gramados.
Ronaldo voltou no dia 12 de Abril de 2000 contra Lazio. Ronaldo entrou nos minutos finais da partida e logo em seu primeiro drible a catástrofe aconteceu seu joelho cedeu saindo do lugar. rompimento total dos ligamentos. Muitos davam o jogador como acabado para o futebol. Mas no dia seguinte já iniciava mais uma recuperação.

         
  A primeira projeção para o retorno era de 8 meses mas o jogador ficou afastado por 15 longos meses.  Com muita dificuldade e com o apoio de amigos retornou aos gramados em uma partida pela Copa da Uefa. Ronaldo foi voltando aos poucos e mais treinava do que jogava. Mas surpriendentemente seu nome apareceu  na lista de convocados para Copa do Mundo de 2002. Ai a historia todos já sabem. Ronaldo jogou todos os jogos voltando as atuações FENOMENAIS e terminando com o Pentacampeonato e com o troféu de artilheiro da Copa.
           
  De volta a Itália o jogador começou a forçar sua saída do clube, o motivo seria uma intriga com o técnico Cúper. Isso fez com que o novamente FENOMENO, mudasse os ares, se ofereceu para o seu ex-clube Barcelona mas o clube não conseguiu pagar a multa rescisória, isso fez com que se transferisse para o time de "Galáticos" do Real Madrid, 39 Milhões de Euros por Ronaldo. O jogador não convencia a torcida Madrilenha já que não conseguia os números dos outros times e a desconfiança por ter atuado pelo Barça.            Em 2002 foi eleito mais uma vez melhor do mundo, pela terceira vez. As vaias eram constantes mas elas logo acabaram na Liga dos Campeões em um jogo contra o Manchester United onde em pleno Old Trafford marcou 3 gols na vitória de 4x3 classificando o Rela para as semi-finais. Perderam o titulo europeu naquele ano mas se sagrou Campeão Espanhol, mais uma vez como artilheiro.Ronaldo ficou no Real até 2007 onde sem espaço e com problemas de peso se transferiu para o Milan
  No Milan já existia uma certa desconfiança, já não tinha o mesmo vigor físico,explosão de anos atrás mas ainda era o FENÔMENO. Ficava no banco de reservas, imediato de Inzaghi. Foi no Milan que descobriu seu problema de Hipotireodismo, onde iniciou tratamento e começou a temporada de 2008 5 quilos mais magro. Iniciou a temporada como titular ao lado de Pato e Kaká, jogador desandou a fazer gols e voltava a se portar bem dentro de campo, mas logo o trio seria forçadamente acabado. Em 13de fevereiro Ronaldo em uma disputa de bola acabou se lesionando o joelho novamente. Novamente os ligamentos novamente a Patela. O jogador se desligou do Milan e resolveu se tratar no Brasil.


Após a cirurgia passou a se tratar e treinar na Gavea com camisa do Flamengo e tudo. Ronaldo se declarava Flamenguista desde criança. Ronaldo aguardava uma proposta do Flamengo para jogar a temporada de 2009 pelo time do coração, o que NÃO aconteceu. Mas inesperadamente uma grande ação de marketing surpriendeu a todos e Ronaldo foi contratado por Andrés Sanchez e seria jogador do Corinthians. Ai iniciaria uma revolução no coração do jogador. Onde chegou se declarando mais um louco do Bando. Chegou com grande festa e estreou contra o Itumbiara na Copa do Brasil no inicio de 2009. Mas seu primeiro gol foi marcante, em um clássico contra o Palmeiras. Na comemoração enlouquecido derrubou o almbrado. Ronaldo renasceu mais uma vez para o futebol. Com ótimas atuações conduziu o time paulista ao Campeonato Paulista e Copa do Brasil 2009, tentou por duas vezes realizar o sonho da torcida que já estava mais do que identificado mas infelizmente não obteve sucesso. Com muitas dores se aposentou no inicio de 2011. Super identificado com o clube hoje se diz corinthiano, realmente mais um bando.
  Ronaldo não foi só um jogador de futebol, foi um mito, gênio, um verdadeiro FENÔMENO dentro das quatro linhas. Guerreiro capaz de superar todas as lesões virou exemplo de vida para muitos. Sua história dentro do futebol dificilmente será alcançada por algum outro jogador já que sempre levou sua imagem com muito carisma e humildade. Ronaldo é ídolo da criança, do adulto, do senhor dos Deuses do futebol,    Parabéns pela sua linda história de superação, consagração, conquistas. Quem teve a honra de ver um dos maiores jogadores de todos os tempos deve se sentir privilegiado pois jogador como esse dificilmente existirá igual, mistura de técnica, agilidade, habilidade, explosão, faro de gol, jogador completo. Obrigado por ter se superado tantas vezes e nos proporcionar por mais tempo os espetaculos que esteve acostumado a apresentar dentro dos  gramados. Quem viu viu, quem não viu não vai ver mais.! Obrigado por ter vestido o nosso manto sagrado e te-lo honrado levando nosso nome para o mundo inteiro. Parabéns Ronaldo, Parabéns Gênio, Parabéns Fenômeno .!  #PRASEMPREFENÔMENO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário